[dropcap style=”style3″]B[/dropcap]rasileiros que viajam para qualquer lugar dentro da América do Sul precisam apenas de carteira de identidade atualizada e em boas condições de uso. O passaporte e o visto não são obrigatórios. Mas aproveitei para tirar logo o meu, caso precise no futuro para viajar para outro lugar. Seguem as informações:

1º Passo: acessar o site da polícia federal (http://www.dpf.gov.br/). Lá você encontra uma opção “requerer emissão de passaporte”. Basta preencher os formulários com suas informações pessoais. Serão pedidos vários documentos, esteja com todos eles por perto.

2º Passo: logo após o preenchimento do formulário, você deve escolher o local onde pretende fazer o passaporte. Aqui no Rio, por exemplo, resolvi fazer no posto da PF no Aeroporto Internacional. Feita a sua opção, é hora de agendar um horário e dia para comparecer ao local. Imprima a folha em que constam as informações do agendamento e onde fica o número do protocolo do pedido.

3º Passo: Ainda no site, você terá de imprimir o boleto bancário para pagamento da GRU. A sigla pouco importa, fundamental é imprimir esse boleto e pagar o valor de R$ 150 (até dezembro de 2009 era esse o valor) em qualquer banco.

4º Passo: No dia e hora marcados, compareça ao posto da PF com os originais dos principais documentos: identidade, título de eleitor, comprovantes de votação nas últimas eleições, certificado de alistamento, CPF, além da folha com o número do protocolo e o comprovante de pagamento da GRU. Não é necessário levar fotografia, porque eles tiram na hora.

FIM: Após a entrega dos documentos, a pessoa responsável pelo atendimento lhe informará que dia e horário você deve comparecer para pegar o passaporte pronto.