[dropcap style=”style3″]H[/dropcap]á algum tempo eu planejo fazer alguma pequena viagem nos arredores do Rio. A oportunidade surgiu depois de uma maratona desgastante de trabalho. Em uma quinta-feira, recebi a “boa” notícia: “você está de plantão na madrugada da próxima semana”. Ou seja, sete dias seguidos entrando à meia-noite e deixando o posto às 8h da manhã. Nada mais cansativo e entediante do que isso. A motivação veio com a promessa de folgas após o plantão. Escolhi uma delas na sexta-feira (07/05), já emendando com o sábado e domingo. Pronto, três dias ideais para perambular por aí.A primeira ideia que tive foi ir para Curitiba, mas a previsão do tempo era de chuva. Descartei. Definitivamente precisava de sol. E por que gastar tanto tendo um litoral lindo aqui do lado? Fechei logo em três possibilidades: Parati, Búzios e Arraial. Apesar de não ser a favorita, Arraial do Cabo foi escolhida com base em conselhos antigos de uma amiga. A decisão não poderia ter sido melhor.Do Rio para Arraial, há ônibus e vans saindo da rodoviária Novo Rio. Não conheço muito o esquema das vans, mas creio que perguntando lá na entrada da rodoviária seja possível achar alguém que faça o transporte. Tenho a impressão que a oferta é rara fora do verão e feriados. Preferi ir de ônibus por já ter horários pré-definidos. Então, segue o resumo:
 
Quem faz? A Viação 1001.
Quanto custa? 30 reais.
Duração do percurso? Cerca de 3 horas.
Quais os horários? Das 5:00 às 23:50, quase de hora em hora.


A viagem é tranquila, principalmente para quem está acostumado a levar 2h para chegar no trabalho todos os dias. Achei bem caro o preço da passagem, principalmente se levarmos em conta a duração do trajeto. Por isso, quem estiver com mais tempo, pode tentar negociar uma van que faça a viagem por um valor mais acessível. Claro, sempre tendo o cuidado de não se meter em nenhuma furada.

No trajeto até Arraial, o ônibus passa pelas cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e São Pedro da Aldeia. Como a viagem não acontece margeando o litoral, não faz diferença nenhuma a escolha do lado do ônibus para sentar. O melhor é cochilar e ouvir uma música.

ARREDORES

Para quem quer dar uma esticada no passeio, Cabo Frio e Búzios são ótimas opções. Para Cabo Frio, há uma frequência boa de ônibus durante o dia, e a viagem dura cerca de 20 minutos. A viagem para Búzios leva pouco menos de 1 hora se você for de ônibus. Quem faz o trajeto é a Viação Salineira, com 7 saídas diárias. Os melhores lugares de embarque em Arraial são o centro e a praia dos Anjos. Uma dica para quem quer mais opções de horários para o Rio, Búzios ou outra cidade na Região dos Lagos é seguir para Cabo Frio, que possuía um número de alternativas muito maior que Arraial.

HOSPEDAGEM

Apesar da época não ser das mais badaladas, principalmente em Arraial, o albergue é sempre a melhor opção para tentar conhecer outros viajantes. Na cidade existem dois: um ligado ao Hostelling International e outro que o pessoal de lá chama de pirata. Optei pelo primeiro, que entra sem dúvida entre os melhores dos que já estive. O nome é Marina dos Anjos Hostel. Os quartos são simples, mas bem limpos. O destaque é a variedade de micro-ambientes para descanso e entretenimento. Há uma área aberta com poltronas e redes para tirar um cochilo, uma área com livros e jogos, e outra para assistir filmes. Recomendo.