[dropcap style=”style3″]U[/dropcap]ma das coisas que mais me atraiu no roteiro Minas Gerais é o conteúdo histórico que ele possui. Longe de querer dar uma aula de história ou escrever um texto maçante aqui neste espaço, vou apenas destacar alguns tópicos que mostram a importância da região no desenvolvimento brasileiro. A construção do Estado está muito ligada à descoberta de ouro na região no final do século XVII. Alguns aspectos merecem destaque sobre o início desta atividade mineiradora no Brasil e as grandes transformações que ela produziu na sociedade:

1. Os bandeirantes paulistas foram os responsáveis pelas descobertas de metais preciosos no interior. Mas foram expulsos ou mortos logo em seguida por colonos do Nordeste e portugueses (chamados de emboabas, que significava estrangeiros), que passaram a tomar conta da região.

2. Em 100 anos, a população colonial passou de 300 mil para 3 milhões e 300 mil habitantes.

3. O sistema sócio-político era predominantemente rural, concentrado na produção açucareira nordestina. A mineração criou um novo perfil social, com a urbanização da região de Minas, a construção de vilas e cidades. As cidades brasileiras tem aqui a sua origem.

4. Novas classes sociais ganharam mais força com essa mudança de perfil da população, como funcionários públicos, comerciantes, artesãos, intelectuais e trabalhadores urbanos.

5. O novo eixo econômico causou a mudança da capital do país de Salvador para o Rio de Janeiro. O porto do Rio passou a ser local estratégico para escoamento dos metais preciosos para a Europa, assim como porta de entrada para os produtos de consumo interno vindos do exterior.

6. Novas estradas e caminhos ampliaram a ligação e comunicação entre os diferentes núcleos de povoamento, e entre o litoral e o interior do país.

7. No campo artístico, destaque para as igrejas no estilo barraco e para as esculturas de Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa), filho de um construtor português e de uma escrava. No campo literário, nomes famosos foram os dos escritores Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Inácio de Alvarenga Peixoto. O personagem mais famoso, no entanto, foi Tiradentes, que teve participação ativa na Inconfidência Mineira, movimento que tinha como objetivo principal tornar a região independente do domínio português e seus abusivos impostos, mas que foi descoberto e aniquilado.