20131121150316mapa_turistico_setur__1_ (1)

Roteiros temáticos para viajar pelo Rio Grande do Sul

Por este roteiro ser um pouco maior que as curtas viagens anteriores, preferi dividir a análise de mapas e trajetos em dois posts: um para o Rio Grande do Sul e outro para o Uruguai. Vamos começar pelo Estado mais ao Sul do Brasil. Passarei três dias e meio na região. Estas serão as cidades visitadas: Porto Alegre, Canoas, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e Chuí. Apenas o Chuí é mais distante da capital. As outras ficam no máximo a duas horas de carro. Mas para quem quiser ir de ônibus, a viagem também é tranquila.

Sexta-feira à noite é dia de desembarcar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e seguir de lá para Canoas, onde está a casa do Augusto, amigo que vai me hospedar. As duas cidades são coladas, fazem parte da metrópole gaúcha. Sábado e domingo está reservado para conhecer a capital. Segunda é dia de fazer o trajeto de carro pelas cidades mais ao norte.

ROTEIROS NO RIO GRANDE DO SUL

O Estado é rico de opções turísticas. Existe a famosa rota romântica, que engloba treze cidades: Canela, Dois Irmãos, Estância Velha, Gramado, Ivoti, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula e São Leopoldo. Há também o Vale dos Vinhedos, para quem aprecia o frio e a degustação de bebidas. As cidades mais famosas são Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Outra região famosa é a dos Aparados da Serra, que conta com cânions e paisagens impressionantes. Cambará do Sul e São Francisco de Paula são os principais pontos por lá.

Na época de calor, vale visitar o litoral gaúcho, destaque para a praia de Torres, na divisa com Santa Catarina. Ao oeste do Estado, está a região das Missões, muito procurada pelos amantes de história, já que conta com ruínas das construções jesuíticas. E tomo a liberdade de citar um outro roteiro, o dos free shops. Querendo gastar pouco por produtos importados? Chuí e Santana do Livramento são os lugares ideais, fazendo fronteira com as cidades uruguaias de Chuy e Rivera, respectivamente.

Quer ir de ônibus? O site da rodoviária de Porto Alegre tem as indicações das empresas e horários. Consulte: http://www.rodoviaria-poa.com.br/

ROTA ROMÂNTICA

Vou descrever melhor a rota romântica porque é a que eu farei de carro na segunda-feira. Depois de sair da Grande Porto Alegre, a cidade de início é São Leopoldo. Lá fica o marco zero da rota. Ao longo do trajeto não faltam opções turísticas, a estrutura da maioria dos lugares é muito boa e o número de eventos realizados ao longo do ano ajudam a atrair pessoas de todos os cantos. Agora em agosto, por exemplo, aconteceu o badalado Festival de Cinema em Gramado e o Festival do Folclore em Nova Petrópolis. Durante a viagem é legal perceber o estilo da vegetação, das casas coloniais com arquitetura herdada de países como Suíça e Alemanha, a gastronomia com os excelentes chocolates e fondues, além de curtir o friozinho típico. Todos esses ingredientes dão ao roteiro uma característica mais charmosa, excelente para uma viagem de casal. Mas solteiros, como é o meu caso, não devem se sentir excluídos. É possível curtir bem os atrativos da região e ignorar todo esse romantismo pegajoso (invejoso, eu? Imagina…).

Carioca da Ilha do Governador, Rafael é formado em Jornalismo. Defende a filosofia mochileira de viagens econômicas, independentes, que respeitam a natureza e as culturas de cada lugar. Adora contar e ouvir histórias desde pequeno. Descobriu que escrever sobre turismo e viagens é uma ótima terapia de vida.