Uma das coisas que me surpreenderam em Assunção foi a questão da segurança. A cidade não figura entre as mais desenvolvidas do continente e era de se esperar que apresentasse os costumeiros problemas de violência que outros lugares da América do Sul. Mas o clima da capital paraguaia é mais interiorano, sem o característico caos urbano das capitais sul-americanas. Lembra um pouco, neste quesito, Montevidéu. Mas só neste aspecto, pois tem também suas características próprias.

Desconfiado que sou, custei a acreditar no que me disse uma das atendentes do hostel de que poderia passear sem grandes preocupações pelo centro da cidade durante a noite. Inclusive fui aconselhado a levar a máquina fotográfica e aproveitar a iluminação dos prédios históricos para tirar boas fotos. Não que a cidade não requeira alguns cuidados básicos, como por exemplo evitar lugares mais desertos.

Mas a verdade é que no geral, não tive nenhum problema e realmente não me senti ameaçado em nenhum momento durante o passeio noturno. E graças ao conselho que me foi dado, pude tirar fotos bem interessantes de Assunção. No centro, as atrações estão todas bem próximas umas das outras, facilmente acessíveis a pé. A foto que abre o post é do Cabildo de Assunção. Já foi sede do Parlamento e hoje abriga o Centro Cultural da República. Confira outras imagens abaixo:

Catedral Metropolitana de Assunção

IMG_1487

 

Banco Nacional de Fomento

IMG_1538  IMG_1543

 

Panteão Nacional dos Heróis

A iluminação do Panteão dos Heróis merece uma observação: é a mais interessante de Assunção, porque varia de cor durante a noite. Em alguns momentos ela é branca, em outros toda vermelha, pode ser toda azul ou mesclar as três como no caso desta primeira foto abaixo. Um prédio bem bonito, com rico significado histórico (guarda os restos mortais de grandes heróis nacionais) e que rende fotos maneiríssimas.

Assunção

IMG_1530 

Palacio de los López (sede do governo federal)

IMG_1502

IMG_1500 IMG_1504