Sejamos sinceros desde o início. Não há um número muito grande e variado de atrações turísticas em Assunção. Dois dias costumam ser suficientes para conhecer os principais lugares. Claro, cada um tem o seu ritmo de viagem e os seus próprios interesses na hora de selecionar as atrações. Mas, no geral, a lista abaixo é a mais visitada por quem conhece a capital paraguaia pela primeira vez.

O número menor de atrativos considerados “mais turísticos” não diminui a importância de Assunção e nem significa que ela não merece ser visitada. O clima de interior em uma capital, os hábitos culturais com influências indígenas e até brasileiras (nossas músicas são as mais ouvidas por lá, por exemplo), a simpatia da maioria do povo (costumam ser bem prestativos para dar informações), bebidas e comidas típicas, o câmbio favorável para compras, a oportunidade de conhecer melhor um vizinho normalmente desprezado. Motivos não faltam para considerar uma visita à capital paraguaia.

DIA 1

Para acessar o mapa completo e usá-lo de uma forma mais dinâmica no google maps, basta clicar aqui ou na imagem.

O primeiro dia em Assunção pode ser reservado para conhecer os principais prédios e monumentos do centro histórico. Por isso, sugiro que você fique hospedado nessa região. Quando estive lá, fiquei no hostel Black Cat, indicado no mapa pelo número 1. Não ganho nada para fazer propaganda deles, mas deixo a minha recomendação porque a estadia foi boa por lá.

Nesse primeiro dia, tudo pode ser feito a pé. A maior parte dos atrativos é apenas para observar e tirar foto, por isso não deve tomar tanto assim o seu tempo. Conheça com calma o centro, entre nos estabelecimentos comerciais que preferir, faça uma boa caminhada pelas margens da Baía de Assunção e aproveite o fim de tarde/início de noite para beber e comer na Loma San Jerónimo.

2. BANCO NACIONAL DE FOMENTO

bancofomentoPara o turista, vale pela arquitetura do prédio, que rende fotos bonitas, principalmente se estiver decorado com as cores da bandeira paraguaia. É um banco público, com a maior cobertura do país, que tem por objetivo financiar os setores produtivos da economia. Tipo o nosso BNDES.

3. IGLESIA DE LA ENCARNACIÓN

Igreja católica que tem um estilo parecido com o das igrejas construídas na Europa. Precisa de uma restauração, porque não está nas melhores condições. Mas não deixa de ser bonita. Como o nome diz, foi feita em homenagem a Nossa Senhora da Encarnação. Fica na rua 14 de Maio.

4. PANTEÓN NACIONAL DE LOS HÉROES

Monumento de significado político e religioso. Há símbolos católicos e um mausoléu com os restos mortais dos ex-presidentes Carlos Antonio López e Francisco Solano López. Este último, personagem central na Guerra do Paraguai. Vale passear à noite também para ver a iluminação do prédio.

5. LIDO BAR

Mais antiga e tradicional lanchonete/bar da capital. Não espere um super conforto, mas comidas e bebidas típicas do Paraguai. Uma sugestão clássica? Vá de empanadas. Para beber, cerveja local ou o refrigerante Pulp, sabor pomelo. Repare nas curiosas roupas das atendentes.

6. CATEDRAL METROPOLITANA

Construção projetada pelo uruguaio Carlos Zucchhi. Começou a ser construída em 1842 e foi finalizada em 1860. É a atual sede da arquidiocese da cidade. No interior da catedral, o destaque fica por conta da imagem de Nossa Senhora da Assunção, a padroeira do Paraguai.

7. CABILDO

Na época colonial, era sede dos poderes administrativo e judiciário do município. Hoje, abriga o Centro Cultural da República. No interior, existem diferentes exposições sobre a história do prédio, arte sacra, arte indígena, arte popular, música e cinema do Paraguai.

8. PLAZA DE ARMAS

Como na maioria dos países colonizados pela Espanha, a principal praça de Assunção leva o nome de Plaza de Armas. A praça tem como símbolo uma escultura de metal que simula um tronco de árvore. O monumento foi criado em agosto de 2008 para comemorar os 471 anos da cidade.

9. CASA DE LA INDEPENDENCIA

A importância histórica da casa é que ela abrigou reuniões secretas dos que conspiravam pela independência do país (obtida em maio de 1811). Visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 13h. Estão expostos itens sobre os personagens da época.

10. CONGRESSO NACIONAL

Sede do poder legislativo paraguaio, abriga o Senado e a Câmara dos Deputados. É um dos prédios mais modernos de Assunção. Vale mais pela curiosidade e para tirar fotos, do que por ser uma super atração turística mesmo.

11. PALACIO DE LÓPEZ

É a sede do poder executivo do Paraguai. O prédio começou a ser construído em 1857 pelo então presidente Francisco Solano López, que nunca chegou a morar lá. Para mim, é a construção mais bonita da capital. As faixas com as cores da bandeira valorizam ainda mais o lugar.

12. PLAYA DE LA COSTANERA

As águas, infelizmente, são impróprias para banho. Mas a região oferece uma área razoavelmente extensa e tranquila para caminhar e observar a baía de Assunção. Em um dos pontos da praia, encontra-se o barco-museu Cañonero Humaitá, utilizado na Guerra do Chaco contra a Bolívia.

13. LOMA SAN JERÓNIMO

Região boêmia de Assunção, com casinhas coloridas, reformada para se transformar em um bairro mais turístico. A frequência é maior à tarde e à noite, principalmente nos fins de semana. Reúne opções para comer e beber, além de atrativos culturais e apresentações musicais. 

DIA 2

No segundo dia em Assunção, que tal juntar aprendizado, compras e natureza? Considerando que os principais pontos turísticos do centro já foram conhecidos, é hora de explorar regiões mais afastadas e usar o transporte público. Opte pelo ônibus para chegar do centro até o Museu do Barro. Não deve demorar mais que 30 minutos o percurso. De lá faça compras e/ou almoce nos shoppings e centro comerciais próximos. Dê um pulo na Igreja da Santíssima Trindade. Depois, passe o fim da tarde no Jardim Botânico, uma área verde bem bonita e tranquila, ideal para relaxar depois da caminhada ao longo do dia.

1. MUSEO DEL BARRO

Mais de quatro mil peças produzidas na América desde o século XVII, além de obras em cerâmica pré-colombianas. Destaque para a sala de máscaras. Abre na terça (15:30 às 20:00) e de quarta a sábado (09:00 às 12:00/15:30 às 20:00), entrada gratuita. Rua Grabadores del Cabichuí, 2716.

2. SHOPPINGS E COMPRAS

O câmbio nos favorece e seduz, então porque não separar um tempo para as compras? Shopping del Sol (foto), Feria Asunción, Paseo Carmelitas e Mariscal López Shopping são algumas das opções, relativamente próximas umas das outras, para gastar dinheiro e fazer uma pausa para o almoço.

3. IGLESIA SANTISIMA TRINIDAD

Opte novamente pelo ônibus para chegar aqui depois das compras e do almoço. A igreja serviu de capela particular para a família López (de onde saíram os primeiros presidentes paraguaios). Foi construída no ano de 1854. No seu interior existem obras de arte do período franciscano.

4. JARDIM BOTÂNICO

Fica a uma curta caminhada da igreja. É o maior parque natural e recreativo da área metropolitana de Assunção. Bom lugar para descansar ou praticar uma atividade física no fim da tarde. Na área do Jardim há fontes, museu, herbário, campo de futebol, entre outras atrações.

5. JARDIM ZOOLÓGICO

Fica dentro do Jardim Botânico e ocupa uma área razoável. Não costumo ser fã de zoológicos e achei esse um pouco precário. Mas se você curte, vá lá conferir e deixe aqui um comentário sobre a experiência. Quando estive no lugar, em 2012, o valor da entrada era equivalente a R$ 5.


Rafael Cardoso

Carioca da Ilha do Governador, Rafael é formado em Jornalismo. Defende a filosofia mochileira de viagens econômicas, independentes, que respeitam a natureza e as culturas de cada lugar. Adora contar e ouvir histórias desde pequeno. Descobriu que escrever sobre turismo e viagens é uma ótima terapia de vida.

Posts do autor