O Ceará é nacionalmente conhecido como berço de grandes humoristas (Chico Anysio, Renato Aragão) e de ícones religiosos (Padre Cícero, Dom Hélder Câmara). Mal-humorados e céticos talvez não deem tanta atenção para esses elementos. Unanimidade mesmo entre os turistas é o litoral cearense. Praticamente impossível conhecer as praias do estado e ficar indiferente às belezas e aos encantos que elas possuem.

Veja abaixo cinco opções que, garanto, não vão decepcionar. Aproveite o espaço dos comentários para dizer o que achou da lista. Mudaria alguma coisa? Quando estive lá, não tive a oportunidade de conhecer todo o litoral. Acredito que a lista vá agradar a maioria. Mas com uma faixa litorânea de mais de 570 quilômetros de extensão, o que não faltam são novos cantos a serem descobertos.

1. Jericoacoara

jericoacoara2
Crédito da foto: Rafael Cardoso

Talvez a mais famosa do Ceará, costuma figurar nos principais rankings de lugares mais bonitos do Brasil. A 300 quilômetros da capital Fortaleza, tem vários atrativos como a Pedra Furada, a Igreja Nossa Senhora da Consolação e a Duna do Pôr do Sol (esta última pode ser vista na foto que abre o post). A região é acolhedora, tem uma boa estrutura de hospedagem e alimentação, passeios de bugue, windsurfe e boas trilhas.

A praia principal é bem tranquila, com águas sem muitas ondas e areia um pouco mais escura/dourada. Os ventos são fortes e constantes. Os serviços da praia principal são satisfatórios, com um bom número de bares e restaurantes. Pequenas lagoas de água cristalina, como a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso, podem ser visitadas nas proximidades. Outra opção é passear pelas regiões de manguezais nos arredores. Apesar do acesso mais complicado, uma viagem até Jeri vale muito a pena.

2. Canoa Quebrada

jangadacanoaquebrada
Crédito da foto: Rafael Cardoso

Vilarejo do município de Aracati, a praia de Canoa Quebrada é emoldurada por falésias e dunas. Águas mansas e claras, jangadas coloridas, e o clima de tranquilidade ajudam a compor um cenário inesquecível. Antes de se tornar conhecida nacionalmente, Canoa foi reduto de cineastas franceses, hippies e mochileiros. Mistérios e misticismo fazem parte da cultura local.

Localizada a pouco mais de 160 quilômetros de Fortaleza, atrai tanto viajantes que procuram um bate e volta da capital, quanto aqueles que querem gastar vários dias relaxando e curtindo uma boa praia. Além do banho de sol e mar, barraquinhas na orla oferecem boa infraestrutura. À noite, a rua conhecida como Broadway é a alternativa mais recomendada para alimentação e diversão. Há opções para diferentes gostos, mas espere encontrar principalmente um bom reggae e forró.

Para informações como transporte e hospedagem, clique aqui e leia o post sobre Canoa Quebrada

3. Morro Branco

morrobranco
Crédito da foto: Rafael Cardoso

Morro Branco fica na cidade de Beberibe, a aproximadamente 90 quilômetros da capital. Já foi cenário de filmes, novelas e séries. Com um currículo desses, é de supor que a praia ofereça uma paisagem encantadora. Falésias são um dos principais atrativos e, além da beleza, oferecem areias de várias cores que servem de material para os artesãos locais produzirem objetos decorativos em garrafinhas e outros recipientes.

O Labirinto das Falésias tem saída para o mar, de ondas médias e coloração esverdeada. As areias são mais finas e brancas. Na região também não é difícil encontrar uma boa estrutura de barraquinhas, restaurantes e hotéis. Muita gente fica apenas um dia em Morro Branco, mas quem resolve esticar o passeio e aproveitar um pouco mais o local não se arrepende.

4. Praia da Lagoinha

praiadalagoinha
Crédito da foto: Pousada Moriah Lagoinha

Localizada no município de Paraipaba, a praia da Lagoinha está a pouco mais de 100 quilômetros a oeste de Fortaleza. Tem aproximadamente 15 quilômetros de extensão e é rodeada por morros avermelhados/alaranjados. O cenário completo inclui lagoas, falésias, dunas e coqueiros, que se encontram com o mar verde e transparente.

A areia é fina e escura. Tem boa infraestrutura também, com alternativas variadas de barracas, pousadas e restaurantes. O passeio mais conhecido nos arredores é a Lagoa das Almécegas, que possui água clarinha e doce. Tem gente que faz um bate e volta da capital, saindo cedo e voltando ao fim do dia. Pode ser cansativo, mas a beleza do lugar recompensa o esforço.

5. Praia do Futuro, Fortaleza

praiadofuturo
Crédito da foto: Rafael Cardoso

Para fechar a lista, uma opção na própria capital. A praia do Futuro é a melhor escolha para quem quer curtir um dia de sol e banho de mar em Fortaleza. Fica localizada em um bairro nobre de mesmo nome. São aproximadamente 8 quilômetros de extensão. É bem movimentada e popular entre os turistas e os moradores da cidade, pois é uma das poucas próprias para banho na capital.

Uma das características mais marcantes da praia são as várias barracas fixas ao longo da areia: troncos de madeira com um teto feito de palha. Para quem está acostumado a carregar guarda-sol ou alugá-lo a preços altos em outras praias, sabe o quanto este diferencial é importante. As águas da praia são esverdeadas e com ondas médias, e areia dourada e mais espessa. Vai ser preciso um pouco de paciência para lidar com os ambulantes, que abordam os banhistas com frequência. Mas o visual e o vento constante tornam o dia na praia do Futuro bem agradável. O único perigo por aqui é relaxar demais com a brisa fresca e esquecer o protetor.