A tecnologia mudou completamente a nossa forma de viajar. Na maior parte das vezes, para melhor. Dentre os vários recursos que facilitam a vida dos viajantes, os que eu mais gosto disparado são os mapas offline. Não lembro exatamente quando os descobri, mas foi algo revolucionário no planejamento dos meus roteiros e na hora de bater perna nas cidades. Os mapas de papel não foram excluídos, mas viraram apenas um plano B para casos de emergência (leia-se falta de bateria no celular).

Abaixo, apresento algumas opções de aplicativos que você pode baixar para o seu smartphone de forma gratuita. Todos podem ser utilizados offline, orientando você por meio do GPS. O que significa que eles não vão gastar créditos no celular, nem exigir conexão Wi-Fi ou redes 3G/4G. Basta fazer download dos mapas de cada lugar e usá-los em seus caminhos. Não se perca nunca mais!

maps me offline

É o aplicativo que eu mais uso atualmente. Não só em viagens, mas para circular dentro do Rio de Janeiro, onde vivo. É leve, acha rápido a sua localização por GPS e dificilmente apresenta problema de travamento. Dá para traçar rotas de carro e a pé. É muito útil quando precisa encontrar serviços específicos, como banheiros, postos de gasolina, bancos e farmácias. A interface é simples e limpa, sem muitas informações que poluam o visual. No geral, é bem fácil de usar.

O MAPS.ME permite ainda que você crie “pins” para marcar lugares específicos em cada cidade. É possível também importar “pins” criados no Google Maps, com a única desvantagem de não manter o ícone original do “pin”. São sempre alfinetes coloridos mais simples. Não podem ser criados com ícones de casa, aeroporto, restaurante, por exemplo. Não acho que seja algo tão comprometedor, apenas não o torna perfeito.

DOWNLOAD PARA IPHONE

DOWNLOAD PARA ANDROID

orux maps

Foi o primeiro aplicativo de mapas offline que eu usei em viagens. Em situações de enrascada, quando estava bem perdido, já salvou minha pele. Tem uma infinidade de recursos e tipos de mapas para escolher. Muito útil para trilhas, mostrando e registrando diferentes coordenadas. Acontece que os pontos positivos podem também se tornar negativos para quem não tem muita paciência.

O número grande de informações pode confundir e não é um aplicativo tão fácil de entender à primeira vista. Em alguns momentos, demora para encontrar a localização por GPS. Um grande defeito é estar disponível apenas para Android, o que prejudica quem tem Iphone. Mas para os que podem tê-lo no celular, vale a pena o teste. Ao contrário do MAPS.ME, deixar importar os ícones exatamente como criados no Google Maps, o que torna a identificação dos temas nos “pins” mais fácil de visualizar.

DOWNLOAD PARA ANDROID

here maps offline

O aplicativo é bem útil para informações sobre transporte público e rotas de carro. Dependendo do país, fornece detalhes sobre horários de metrô e ônibus, e as principais linhas. Ajuda também na comparação entre diferentes caminhos e tempos de viagem. No geral, tem um visual limpo e fácil de acessar. Alguns mapas offline podem ser pesados e demandar mais espaço no celular. Dependendo da cidade, dá pra ter acesso a informações do interior de aeroportos e shoppings (lojas, restaurantes, etc). A desvantagem para o MAPS.ME é que, nos meus testes, demorou um pouco mais para encontrar a localização por GPS. Mas costuma ser um bom aplicativo também.

DOWNLOAD PARA IPHONE

DOWNLOAD PARA ANDROID

google maps offline

Provavelmente é o aplicativo mais conhecido de mapas. Assim como a maioria dos produtos do Google. Mas muita gente ainda desconhece que é possível usar os mapas offline também desde o fim do ano passado. Para isso, também é necessário fazer o download do destino desejado. A desvantagem para os aplicativos acima é que a escolha do destino precisa ser feita de forma manual. É preciso ir no mapa e selecionar com os dedos a área que vai ser baixada. Um outro porém é que o mapa fica disponível por 30 dias. Depois some.

Esses são alguns pontos que o colocam em posição abaixo dos demais aplicativos citados neste post. Mas as qualidades e vantagens do Google Maps offline também são consideráveis. Ele é de fácil manuseio e tem visual já conhecido pela maioria. Mesmo offline, informa as rotas de carro, tem navegação por voz e mostra o horário de funcionamento de diferentes estabelecimentos.

DOWNLOAD PARA IPHONE

DOWNLOAD PARA ANDROID