Todo mundo que gosta minimamente de filmes ou séries tem alguma imagem de Nova York na cabeça. A cidade é o cenário preferido da indústria de entretenimento dos Estados Unidos. Por isso, uma viagem até lá é tão emblemática: em algum momento, você vai acabar associando uma atração turística a uma cena da ficção. Clássicos como King Kong, Os Caça-Fantasmas, Bonequinha de Luxo e Manhattan, de Woody Allen, são ambientados na cidade. Há outros mais modernos também como O Diabo Veste PradaSex and The CityHomem Aranha e a série Friends, para citar alguns exemplos.

Leia mais: quer ver outras opções de roteiros de viagem pelo mundo? Clique aqui!

Um roteiro em Nova York  precisa de pelo menos 5 dias. É um tempo razoável para conhecer os principais atrativos. Principalmente se é a sua primeira vez na Big Apple (apelido pelo qual a cidade também é conhecida). Se além dos tradicionais (Central Park, Ponte do Brooklyn, Estátua da Liberdade, Empire State, etc), o objetivo for se perder nas compras em outlets e shoppings, talvez seja bom considerar mais um ou dois dias para isso. Mas sem muito estresse. São tantos atrativos, que é bem provável que você saia da cidade com a sensação de que faltou ver alguma coisa. Isso só vai te dar mais vontade de voltar um dia.

Veja abaixo algumas sugestões sobre o que fazer em Nova York!

DIA 1

mapa nova york financial district

O primeiro dia em Nova York vai ser bem movimentado, mas você provavelmente estará com empolgação de sobra para aproveitar. Comece cedo no sul da ilha de Manhattan. Faça o passeio de barca até Staten Island e observe no caminho a Estátua da Liberdade. Caminhe pelo Distrito Financeiro e tire fotos dos símbolos mais famosos.

Na sequência, veja o Memorial do 11 de setembro e, quem sabe, procure umas pechinchas na loja da Century 21. Depois, caminhe ou pegue o metrô até Chinatown, onde você pode almoçar. O fim de tarde é na Ponte do Brooklyn, ideal para ver o pôr do sol. Para curtir a noite, a sugestão é Williamsburg, bairro boêmio hipster do distrito do Brooklyn. Distância – 7 km a pé + metrô. Duração 12 horas. Início 9:00 (Staten Island). Fim 21:00 (Bedford Avenue)

1. PASSEIO DE BARCO / ESTÁTUA DA LIBERDADE

estatua da liberdadeQuem não quiser encarar multidões para visitar a Estátua, a opção é descer na estação de metrô Whitehall e pegar a barca para Staten Island. A viagem dura 30 minutos. Posicione-se no lado direito e observe a Estátua. Com zoom razoável, dá pra tirar boas fotos. Em Staten Island, é só pegar a barca de novo.

2. DISTRITO FINANCEIRO / WALL STREET

wall street nova yorkCentro comercial e financeiro da cidade (ou do mundo?). As principais atrações são: Charging Bull (touro de bronze símbolo da região), Trinity Church (igreja histórica), Federal Hall (museu) e a famosa Wall Street, rua onde fica a bolsa de valores de Nova York. Para tirar fotos e observar a movimentação.

3. MEMORIAL 11 DE SETEMBRO

memorial 11 de setembro nova yorkDois espelhos de água ocupam o lugar das antigas torres. Painéis de bronze lembram os nomes dos mortos nos ataques terroristas de 2001. Logo ao lado do memorial, para quem se interessar mais pelo episódio, há também um museu.

4. CHINATOWN

chinatown nova yorkBairro chinês na região do Lower East Side. Lugar para comprar produtos alimentícios diferentes, para conhecer feiras ao ar livre e, talvez, comprar bugigangas. Vale uma caminhada pelas ruas estreitas para se sentir na China por uma hora.

5. BROOKLYN BRIDGE

brooklyn bridge nova yorkLocal que oferece uma das vistas mais bonitas de Nova York. Aproveite para percorrer a ponte em direção ao Brooklyn perto do pôr do sol. O visual é incrível, e a ponte em si, linda. Dá pra passar horas lá em cima fotografando ou curtindo o visual.

6. NOITE EM WILLIAMSBURG

williamsburg nova yorkRegião do Brooklyn com ares hipster e grande concentração de artistas. De noite, é um ótimo lugar para jantar, ouvir música e beber umas cervejas. A avenida Bedford é o centro da região.

DIA 2

mapa nova york chelsea west village

O segundo dia pode ser curtido com um pouco mais de calma que o primeiro. Tome café sem pressa e depois inicie o roteiro no parque suspenso High Line. Em seguida, passeie pelo Chelsea Market e aproveite a variedade de produtos, principalmente as opções de comida. Uma sugestão é comprar aqui coisas para fazer um piquenique no Washington Square Park. Depois do almoço, caminhe despretensiosamente pela região do Soho, observando as vitrines e o estilo mais chique do lugar. O Hudson River Park é uma alternativa para passar o fim da tarde. À noite, vá para o West Village e, depois do jantar, aprecie um jazz clássico e inebriante no Village Vanguard.

Resumo do roteiro

Distância – 6 km

Duração 11 horas

Início 10:00 (High Line)

Fim 21:00 (Village Vanguard)

1. HIGH LINE

high line nova yorkAntigos trilhos de trem suspensos que foram transformados em um jardim nas alturas. É hoje um dos principais símbolos de modernização de Nova York. Além da grande área verde, há espaço para intervenções artísticas. Ótimo lugar para passear.

3. WASHINGTON SQUARE PARK

washington square nova yorkParque emblemático da cidade, que já foi palco de eventos históricos. No século 18, era local onde circulavam escravos negros libertos. Virou cemitério no século 19, sediou desfiles militares e até comício do Obama. Hoje, um arco de mármore homenageia centenário da posse de George Washington.

5. HUDSON RIVER PARK

Um parque à beira do rio Hudson ideal para correr, caminhar e andar de bicicleta. Tem quadras de esporte e costuma atrair muitas famílias com crianças. No meio da correria da cidade, é uma ótima opção para relaxar estirado no gramado, fazer um lanche e tirar uma soneca depois do almoço.

2. CHELSEA MARKET

chelsea market nova yorkUm mercadão gastronômico ocupa hoje o que antes era uma fábrica de biscoitos. Além de apreciar a bela arquitetura, aproveite as delícias do lugar como: tortas, doces, sorvetes, cookies, frutos do mar, etc. Seg-Sáb (7h-22h). Dom (8h-21h).

4. SOHO

Região com lojas, restaurantes e bares modernos. Bom lugar para tomar um café da tarde, observar vitrines e pessoas “mais da moda”. O bairro também é conhecido pelos vários apartamentos com tijolinhos alaranjados na fachada e aquelas escadas externas entrelaçadas feitas de metal fundido.

6. JAZZ NO VILLAGE VANGUARD

É provavelmente o clube de jazz mais famoso de Nova York. O ambiente é pequeno, o que torna tudo mais aconchegante. É preciso fazer reservas pelo site. Preços acessíveis. Para quem gosta do estilo musical, é uma experiência incrível. Sugestão: peça uma taça de vinho para acompanhar a música.

DIA 3

mapa midtown nova york

O terceiro dia será tão movimentado como o primeiro, mas com alguma disciplina é possível fazer tudo sem correria. É dia de conhecer uma das áreas mais emblemáticas de Manhattan: Midtown. Comece o dia no Grand Central Terminal, que é considerado o maior terminal de trens do mundo. Tome o café da manhã por lá mesmo. Logo do lado, visite a New York Public Library, biblioteca com um interior muito bonito. Passe pelo menos duas horas no Moma, o Museu de Arte Moderna. Na sequência, recarregue as forças com um hambúrguer da Joint, em um ambiente estiloso. Desça pela Nona Avenida até a loja de eletrônicos B&H e tente não falir com tantas opções. Aprecie o fim de tarde no topo do prédio Rockfeller Center, com uma vista incrível da cidade (com destaque para o Empire State Building). Aproveite o início da noite na iluminada Times Square e feche este dia assistindo um espetáculo na Broadway.

Resumo do roteiro

Distância – 7 km

Duração 11 horas

Início 09:00 (Central Terminal)

Fim 20:00 (Broadway)

1. GRAND CENTRAL TERMINAL

grande central terminal nova yorkEstação de trem e de metrô com uma linda arquitetura. Lustres, colunas, mármores, relógios e restaurantes tradicionais tornam o local muito elegante e “retrô”. Há também boas lanchonetes e cafés. Vale o passeio mesmo que não seja para embarcar em um dos meios de transporte disponíveis.

3. MOMA, MUSEUM OF MODERN ART

moma museu de arte moderna nova yorkObras de Picasso, Van Gogh, Pollock são alguns dos destaques. São mais de 150 mil obras no acervo, que ficam distribuídas em quatro andares. Pegue um guia no museu, escolha as prioridades e gaste no mínimo umas duas horas para aproveitar com calma. Sexta-feira a entrada é gratuita!

5. ELETRÔNICOS NA B&H

b&h eletronicos fotografia nova yorkSe você é apaixonado por eletrônicos, este é o lugar mais incrível do mundo. Há uma grande variedade de produtos na área de fotografia, vídeo e informática. Alguns atendentes falam português e costumam ser  bem prestativos. Se o dólar estiver favorável, tente não estourar o cartão de crédito.

7. TIMES SQUARE

times square nova yorkRegião que fica no encontro entre a avenida Broadway e a Seventh. Conhecida pela variedade e confusão de letreiros luminosos, que exibem anúncios publicitários de todos os tipos. Está quase sempre abarrotada de pessoas e táxis, tudo em ritmo frenético. Melhor período para conhecer a região é de noite, quando as luzes estão em mais evidência na paisagem.

2. NEW YORK PUBLIC LIBRARY

new york public libraryUma ótima atração gratuita da cidade. Oferece visitas guiadas. Prédio muito bonito, feito em mármore e decorado com estátuas de leão na entrada. No interior, vale observar a organização das estantes e a decoração do teto. Destaques do acervo: cópia da Declaração de Independência e da bíblia de Gutemberg.

4. HAMBURGUER JOINT

hamburguer joint nova yorkA decoração despojada e a localização mais escondida (dentro do hotel Le Parker Meridien) ajudaram a construir uma imagem mais “clandestina” do hambúrguer. Letreiro em neon e paredes rabiscadas compõem o cenário. Mas para além da aparência visual, o hambúrguer é excelente mesmo.

6. TOP OF THE ROCK

top of the rock nova yorkO Rockfeller é a melhor opção de terraço para ter uma vista geral da cidade. Até porque de lá dá pra observar e fotografar bem o prédio mais famoso de todos, o Empire State. É recomendável comprar bilhete com antecedência, para não correr o risco de encarar grandes filas ou não conseguir entrar.

8. ESPETÁCULO NA BROADWAY

broadway teatros nova yorkAté quem não é fã de musicais deve dar uma chance à Broadway. Nos principais teatros da cidade são estreladas grandes produções, que abusam de efeitos especiais. Os Miserárveis, Fantasma da Ópera, o Rei Leão e Wicked são algumas opções famosas de entretenimento, que costumam durar em média duas horas e trinta minutos. Diversão certa.

DIA 4

mapa nova york upper east side

Comece o quarto dia no Central Park. Seria muita pretensão tentar conhecer todo o parque, pelo simples motivo de ele ser gigante. Por isso, explore bem a parte sul. Na hora que bater a fome, siga para o J.G Melon, que tem boas opções de comida, com destaque para o hambúrguer. Passe o início da tarde no Metropolitan, um museu incrível que impressiona pela riqueza do acervo. Depois, é hora de bater perna despretensiosamente pelas ruas do Upper East Side, observar as vitrines e lojas luxuosas da Madison Avenue. Em alguma dessas regiões, aproveite para tomar o café da tarde. No final do dia, a sugestão é ir ao The Penrose Bar para beber umas cervejas em um ambiente bem estiloso.

Resumo do roteiro

Distância – 7,5 km

Duração 11 horas

Início 10:00 (Central Park)

Fim 21:00 (The Penrose Bar)

1. CENTRAL PARK

central park nova yorkO maior e mais famoso parque de Nova York. São quase 3,5 km² de área verde, além de lagos, monumentos e outras instalações. Dá pra se perder lá de tão grande que é. Aproveite para caminhar ou andar de bicicleta e explorar bem cada canto.

3. METROPOLITAN MUSEUM

metropolitan museum nova yorkMais de dois milhões de obras estão expostas neste museu. É impossível ver tudo em um dia. Por isso, pegue um mapa e selecione o que mais te interessa. Há arte egípcia antiga, greco-romana, árabe, europeia e norte-americana. O valor da entrada é sugerido, o visitante escolhe quanto quer pagar.

5. LUXO NA MADISON AVENUE

madison avenue nova yorkA avenida é sinônimo de luxo. As lojas e marcas das de grife mais cobiçadas estão por aqui (Prada, Gucci, Lanvin…). Mesmo para quem não tem dinheiro suficiente para gastar por aqui, vale a pena observar as vitrines e a movimentação local.

2. HAMBURGUER NO J.G. MELON

JG MELON NOVA YORKBar que tem como especialidade o hambúrguer no prato. O ambiente faz um estilo mais antigo e rústico. É pequeno e muito frequentado pelos moradores do bairro, geralmente para um lanche rápido. Há também boas opções de cervejas.

4. UPPER EAST SIDE

upper east side nova yorkCafés de estilo europeu, restaurantes refinados, lojas chiques. O bairro é um dos mais ricos de Nova York. As residências e apartamentos são ocupados pelos mais “nobres” e chamam a atenção pela imponência. Tome um café em algum dos estabelecimentos e finja ser rico pelo menos por um dia.

6. THE PENROSE BAR

the penrose bar nova yorkCervejas artesanais e boas comidas de bar. Ambiente com paredes de tijolinhos e decoração em madeira. Apesar de ter um estilo mais “arrumadinho”, costuma ter preços acessíveis de bebida. Lugar agradável para fechar a noite.

DIA 5

mapa nova york upper west side

Último dia em Nova York. A sugestão é explorar áreas mais distantes do centro nervoso. Comece o dia no norte de Manhattan, no bairro do Harlem, onde você pode tomar o café da manhã. Passeie pelas ruas, visite a belíssima Cathedral Church of Saint John. Se o ritmo estiver bom de caminhada, visite o Studio Museum in Harlem, pequeno museu de arte afro-americana. Passeie pelo Riverside Park, uma área verde bem cuidada com vista para o rio Hudson e bata perna pelas ruas de Upper West Side. Dependendo da sua disposição, é possível tentar encaixar o American Museum of Natural History na programação (onde foi filmado o filme “Uma Noite no Museu”). Aproveite para experimentar um dos disputados cookies da Levain Bakery durante a tarde. E reserve a noite para assistir a alguma atração cultural no Lincoln Center.

Resumo do roteiro

Distância – 8 km

Duração 10 horas

Início 10:00 (Harlem)

Fim 20:00 (Lincoln Center)

1. PASSEIO NO HARLEM

harlem nova york museumO bairro no norte de Nova York é conhecido pela grande influência da cultura afro-americana. Há muitas galerias de arte, casas de jazz, teatros e feiras. Também sedia famosos cultos gospel, que costumam atrair um grande público.

3. RIVERSIDE PARK

riverside park nova york passeioParque que beira o rio Hudson, oferece bom espaço para caminhada, ciclovias e áreas de lazer. Tem cerca de 6 km de extensão, com muitas plantas e árvores diferentes. Também há espaço para a prática de esportes em quadras públicas.

5. COOKIES NA LEVAIN BAKERY

levain bakery nova yorkProvavelmente são os cookies mais procurados da cidade. Se você é viciado em doces, eis aí algo imperdível. O lugar é pequeno. Então, a dica é comprar uma quantidade razoável para levar. Escolha uma praça e um banquinho para comer o cookie acompanhado de um café bem quentinho.

2. CATHEDRAL CHURCH OF ST JOHN

cathedral st john divine nova yorkÉ o maior templo religioso dos Estados Unidos. Chama a atenção pela fachada em estilo gótico e o interior com diferentes vitrais coloridos e grandes lustres. Para conhecer o interior, o visitante paga um valor sugerido.

4. UPPER WEST SIDE

upper west side nova yorkAqui a atmosfera é bem parecida com a da Upper East Side: riqueza e aristocracia. As residências são muito bonitas, com os típicos portões e escadas que dão diretamente para as calçadas. O bairro tem um clima de vilarejo e é bem arborizado.

6. LINCOLN CENTER

lincoln center nova yorkEspaço que abriga edifícios artísticos e instituições culturais. Há teatros, escola de balé, centro de jazz, orquestra filarmônica e óperas. Há atrações todos os dias. Mas é bom selecionar o evento com uma certa antecedência. Escolha algo de sua preferência, reserve online e aproveite bem a noite.


Rafael Cardoso

Carioca da Ilha do Governador, Rafael é formado em Jornalismo. Defende a filosofia mochileira de viagens econômicas, independentes, que respeitam a natureza e as culturas de cada lugar. Adora contar e ouvir histórias desde pequeno. Descobriu que escrever sobre turismo e viagens é uma ótima terapia de vida.

Posts do autor